Qual é a Importância da Revisão Automotiva?

Qual é a Importância da Revisão Automotiva?

Em poucas palavras, o problema em não realizar a revisão é que, por essa razão, você estará mais propenso a se envolver em acidentes de trânsito.

Pode até parecer exagero, mas a falta de manutenção preventiva nos veículos é uma das principais causas de acidentes de trânsito. É comum, por exemplo, automóveis trafegarem com os pneus “carecas”, o que, em dias de chuva, pode levar à aquaplanagem, isso acontece devido ao desgaste dos sulcos do pneu. Os sulcos são desenhados na banda de rodagem dos pneus, servindo para escoar a água.

Além do risco de acidentes, conduzir veículo em mau estado de conservação é infração de trânsito grave, de acordo com o art. 230, XVIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as punições para quem comete essa infração são: 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), multa de R$195,23 e retenção do veículo para regularização.

Revisão Automotiva

Alinhamento e Calibragem dos Pneus

Calibrar os pneus é muito simples, mas faz muita diferença na direção, os pneus são itens essenciais para o funcionamento do veículo. Para que você tenha segurança e conforto ao dirigir, este item precisa estar sempre em dia, também é importante realizar seu alinhamento e balanceamento, a fim de evitar desgastes e garantir a estabilidade do veículo.

Suspenção e amortecedores

Tendo em vista as más condições das ruas e vias brasileiras, geralmente cheias de buracos, verificar a suspensão é muito importante na hora do check-up. Esta revisão corrige os pontos de fixação do seu veículo. Revisar o sistema de suspensão inclui a inspeção dos amortecedores, molas, terminais, bandejas, entre outros itens interligados.

Fluido de Freio

O fluido do freio transmite a pressão do pedal até as rodas. Logo, é um dos itens mais importantes da manutenção preventiva. É preciso dar uma atenção especial a essa parte do veículo, para não sofrer nenhum tipo de acidente.

Troca de Óleo

O óleo é um componente que garante o bem-estar do motor, ou seja, o mantém lubrificado, bem como as demais peças do veículo. É aconselhável que o nível de óleo do automóvel seja verificado com certa frequência. Caso o nível do óleo esteja baixo, você não deve completá-lo, mas substituí-lo, bem como o filtro, de acordo com o que é indicado pelo fabricante.

Troca e revisão da distribuição do motor

A correia dentada é responsável por ligar o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, promovendo o sincronismo para que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato. O fato é que se a correia dentada arrebentar, o motor simplesmente não funciona mais.

Por esse motivo, quando a correia se parte, o motor para de funcionar e possivelmente já haverá danos no motor. Se você tentar ligar o veículo com a correia arrebentada, provavelmente perderá as válvulas do cabeçote.

E se por acaso o rompimento da mesma acontecer com o motor funcionando, há o risco de ocorrer danos em outras peças do motor. Sem a correia dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.

Luzes

As luzes externas e internas do veículo são muito importantes para alertar outros condutores sobre suas ações futuras e indicar problemas internos com o veículo.

Luzes do painel, lanternas, setas, luzes de freio, farol alto, pisca-alerta, todos esses componentes devem funcionar perfeitamente. Em caso de problemas com qualquer um deles, não sendo possível o reparo, é necessária a substituição.

Sistema de Freios

O sistema de freios é um dos sistemas de segurança mais importantes do seu veículo. Afinal, sem ele você não conseguiria reduzir a velocidade ou parar totalmente seu carro.

É importante ter ainda mais atenção com o sistema de freio, em relação a outros sistemas que passam por revisão. Isso porque ele, obviamente, é composto por vários componentes. Nesse sentido, algumas partes podem não precisar de manutenção, enquanto outras demandam trocas regulares

Ou seja, a vida útil dos freios é dividida entre seus componentes. Logo, o ideal é não deixar o sistema de freios sem revisão por muito tempo.


Como escolher o profissional para a revisão do veículo?

Como escolher o profissional para a revisão do veículo?

A primeira dica é: não entregue seu veículo nas mãos de qualquer pessoa. Falsos profissionais existem e podem representar muitos prejuízos. Há muitos profissionais especializados que podem realizar o serviço, sem que resulte em dores de cabeça mais adiante. 

Aqui vão algumas dicas úteis para facilitar sua procura e tomada de decisão: 

  • Faça orçamentos. 
  • Converse com pessoas que já solicitaram os serviços do local que lhe chamou atenção.
  • Esclareça todas as suas dúvidas sobre o serviço. 
  • Confirme o preço cobrado pela revisão antes de deixar seu veículo. 
  • Faça uma pesquisa aprofundada sobre a revisão, para não ser enganado. 
  • Deixe claro que você sabe quais serviços devem ser realizados no veículo. 
  • Indique se você gostaria ou não de serviços extras, bem como se está disposto a pagar além do valor combinado previamente.
  • Se for possível, esteja na oficina durante a realização do serviço.